terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Jovens se preparam para a entrega dos projetos para o Concurso Pensa Jovem

O Concurso Pensa Jovem já está na fase final. Na última terça-feira, dia 15, os estudantes inscritos participaram da Oficina de Roteiro. A atividade teve como objetivo orientar os alunos sobre a formatação do trabalho e tirar dúvidas. Além disso, foram explicados os 8 Objetivos do Milênio, tema dos projetos a serem apresentados, e como a Prefeitura de Contagem está cumprindo essas metas em várias áreas na cidade. A oficina teve como facilitadores o Secretário Executivo da Comissão Intersetorial de Políticas Públicas para a Juventude, Thiago Machado; o Coordenador de Cultura da Prefeitura, Francisco Alves e Silva; e o produtor cultural Leonardo Horta.

Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Ensino de Contagem – Funec, o objetivo do concurso é incentivar os jovens a serem protagonistas de iniciativas que possam transformar o município em uma cidade cada dia melhor. “Estamos inovando e é necessário valorizar esse começo. É importante esse canal com a juventude, mostrando as idéias que eles têm para a cidade. Espero que os participantes gostem da experiência e sejam seus principais propagadores”, ressaltou a prefeita Marília Campos. Durante a reunião, a prefeita também parabenizou os estudantes que se inscreveram. “É uma demonstração clara de que há uma turma que aproveita uma importante oportunidade de formação e de contribuir com uma proposta que será boa para a cidade”, disse.
Aluno do 3º do Ensino Médio da Funec Inconfidentes, Yuri Reis, de 17 anos, apresentará um projeto que terá como tema a mortalidade infantil. Segundo ele, o jovem sempre vê além do seu tempo e as crianças são o futuro. “Se continuarmos com esse individualismo, as relações ficarão muito desumanas. Ouvir o jovem é muito bom, criativo e é uma prova de que não pensamos só em nós mesmos”, concluiu. Com relação à Oficina de Roteiro, Yuri viu como uma oportunidade de formação. “A gente tem de ter uma linguagem mais formal para que outras pessoas entendam o que queremos dizer”, contou.

A finalidade do Pensa Jovem é promover a valorização e a participação dos estudantes matriculados no Ensino Médio, em escolas públicas ou privadas de Contagem. Para isso, serão aliadas as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Contagem aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas – ONU (www.onu-brasil.org.br ou www.pnud.org.br). As oito formas de mudar o mundo foram estabelecidas após uma análise da ONU sobre os maiores problemas mundiais.

Os jovens deverão apresentar trabalhos que apontem diretrizes que contribuam para a realização dos Objetivos em Contagem. Erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Sobre um desses temas os estudantes deverão apresentar trabalhos, que poderão ter, ainda, ilustração em grafite, poesia, quadrinhos, fotografia, maquete e CD de audiovisual.

Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 31 de janeiro de 2008, na Casa de Cultura ou nas Unidades da Funec. Os resultado do Pensa Jovem será divulgado entre 8 e 23 de fevereiro de 2008. Ao todo serão distribuídos 16 prêmios, sendo dois por Objetivo. Os primeiros colocados receberão um notebook e os segundos lugares, um ipod. As escolas que tiverem alunos premiados em primeiro lugar receberão uma filmadora. Todos os trabalhos farão parte de uma Mostra Cultural.

Nenhum comentário: